top of page
Eliel Bergue Valente.jpg

Sobre

Eliel Bergue Valente

Eliel Bergue Valente é formado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Roraima, com especialização em Metodologia do Ensino de Música. Destaca-se como flautista premiado no Concurso de Jovens Solistas, promovido pelo Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, ocupa a posição de primeiro flautista da Companhia de Ópera ee Roraima e da Orquestra Sinfônica do IBVM - Instituto Boa Vista de Música em Roraima, além de atuar na área de Educação Musical. Eliel é reconhecido como um dos principais intérpretes do gênero choro na região, representando o Instituto Choro da Amazônia.

 

De 2001 a 2003, foi membro do Quarteto Jurupari, um ensemble de flautas em Manaus-AM, enquanto estudava no Centro de Artes Cláudio Santoro. Em 2017, fundou o Grupo Sociedade do Choro em Roraima como uma atividade de prática de conjunto na Universidade Federal de Roraima. Hoje, Eliel é um proeminente flautista solista de choro em seu estado.

 

Entre suas principais produções artísticas e culturais, destacam-se:

 

1. CD "Nas Esquinas da Amazônia" (2014) – Participação como instrumentista. Evento realizado na Monte Roraima FM, Boa Vista-RR. Promotora: Osiris Uchôa. Data da estreia: 22 de janeiro de 2014. Uma gravação única.

 

2. CD "Cantos da Terra" (2011) – Atuação como instrumentista e regente. O evento ocorreu no Centro Multicultural da Orla Taumanan, Boa Vista-RR, com promoção da Prefeitura Municipal de Boa Vista. Data da estreia: 18 de julho de 2011. Apresentação única.

 

3. CD "Beleza Nativa" (2009) – Participação como instrumentista. O evento foi gravado no Estúdio Vegas, Boa Vista-RR, promovido pelo Estúdio Vegas e Osiris Uchôa. Data da estreia: 5 de julho de 2009. Gravação única.

 

4. DVD "Concerto e Vozes de Roraima" (2008) – Atuação como instrumentista no Teatro Jaber Xaud - Sesc Roraima, Boa Vista-RR. Promotora: Sesc, Secd e Governo do Estado de Roraima. Data da estreia: 17 de dezembro de 2008. Concerto único.

 

Essas realizações refletem sua dedicação e contribuição significativa à música e à cultura de Roraima.

céu

ICA-Instituto Choro da Amazônia ©

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page